Professores de diversas especialidades da língua portuguesa (língua de herança, língua estrangeira/adicional, acolhimento), bem como autores, ilustradores e editores.
Sobre as Formadoras
Graziela Naclério Forte é Pós-doutora pela Unesp-Marília (2017), doutora pela Unicamp (2014) e mestra pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência de quase 20 anos na área de Português como Língua Estrangeira (PLE) e Português como Segunda Língua (L2), ministrando cursos presenciais, in company, on-line, individual ou em grupo, do nível básico ao avançado (atualização gramatical, manutenção ou preparatório para o exame de proficiência Celpe-Bras). Autora dos livros "Celpe-Bras sem Segredos" (HUB Editorial, 2011) e “Gramática sem Segredos” (EditoraGNF, 2020) além de diversos artigos publicados em revistas especializadas.
Lucila Yamashita é sócio-fundadora do Grupo Sou Brasil e do Projeto Pipoca - língua portuguesa e cultura brasileira para crianças. Formada em Letras Espanhol / Português pela Universidade de São Paulo (2003) e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Leciona Português como Língua Estrangeira (PLE) desde 2006, tendo como público adultos, jovens e crianças. Possui experiência como coordenadora e professora de curso de PLE no Japão (2006-2008) e como professora de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pela Secretaria do Estado da Educação de São Paulo (2011-2013) e do Ensino Médio Técnico pelo Centro Paula Souza (2015-2017).
Felicia Jennings-Winterle é doutoranda em Didática e Currículo na Universidade de Aveiro e desde 2009 dedica-se ao ensino do português como língua de herança (PLH) através de diversas ações. Foi diretora da primeira pré-escola brasileira nos EUA, entre 2009-2014, desenvolvendo material didático e filosofia específicos ao ensino do PLH por meio de sua experiência. Em 2014 organizou uma publicação pioneira sobre o PLH reunindo o trabalho de 14 mulheres (você encontra todas as suas publicações, aqui). É criadora do Dia do Português Língua de Herança (que teve sua comemoração inaugural dia 16 de maio de 2014) e da Conferência Mundial sobre o Ensino, Manutenção e Promoção do PLH que promoverá sua 7a edição em 2021. Também desde 2014, desenvolve conteúdo e discussões exclusivas para o Programa de Formação Didática do Português Língua de Herança que a Plurall by BEM oferece.
Wouldn't it be a good idea to create a course?