Formação inicial destinada àqueles que desenvolvem
(ou pretendem desenvolver) propostas pedagógico-culturais
em prol do português como língua de herança.
Prática, preparo, prioridades: no prumo da profissionalização
DESCRIÇÃO
Línguas de herança (LH) são objeto de estudos da Didática de Línguas (DL), que define-as como aquelas transmitidas intergeracionalmente em um espaço sociocultural onde outra(s) é(são) dominante(s). Seu uso é limitado a contextos familiares e pequenas comunidades de imigrantes. Seu ensino, promoção e manutenção é realizado em espaços informais por indivíduos com pouca ou nenhuma formação específica. O campo de estudos e práticas do Português como Língua de Herança (PLH) vem se consolidando nos últimos dez anos. Sabe-se contudo, que práticas educativo culturais têm sido oferecidas há muito mais tempo por meio de diferentes propostas e atividades.
FORMATO
Se consecutivamente, cada semana o participante deverá investir uma média de 2 - 3h semanais para as leituras e reflexões (no dia e hora que quiser) e compartilhar suas impressões com os demais participantes na plataforma do curso. São realizados também encontros virtuais ao vivo ao final de cada fase, por meio dos quais os participantes podem discutir o que foi apresentado em tempo real.
Instrutora
Felicia Jennings-Winterle
Felicia Jennings-Winterle é formada em Educação Artística - Música pela Faculdade Santa Marcelina, especialista em Educação Psicomotora pelo ISPE-GAE e especialista em musicalização infantil pela UNISA. É Mestre em Educação Musical com ênfase em Cognição pela New York University.
Desde 2009 dedica-se ao ensino do português como língua de herança (PLH) através de diversas ações. Foi diretora da primeira pré-escola brasileira nos EUA, entre 2009-2014, desenvolvendo material didático e filosofia específicos ao ensino do PLH por meio de sua experiência. Em 2014 organizou uma publicação pioneira sobre o PLH reunindo o trabalho de 14 mulheres (você encontra todas as suas publicações, aqui). É criadora do Dia do Português como Língua de Herança (que teve sua comemoração inaugural dia 16 de maio de 2014) e da Conferência Mundial sobre o Ensino, Manutenção e Promoção do PLH que promoveu sua 5a edição em 2018. Felicia é escritora também e já publicou 12 livros e alguns capítulos em publicações organizadas.