A base do estudo é o legado de Paulo Freire à formação com educadores e educadoras, com ênfase no tema das Cartas Pedagógicas. A proposição metodológica toma como referência a experiência de ensino, pesquisa e extensão das professoras no que se refere à articulação da formação acadêmica com outros contextos educativos, entre eles, o Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França.
Funciona assim
A cada semana vocês participará de dois encontros, sendo um na modalidade de Roda de Diálogo virtual e outro na de Ateliê de produção escrita. Ao longo de três semanas você será convidado/a e orientado a fazer uso de um Diário de Registros, de modo a documentar a experiência e a reflexão em processo, com vistas a elaborar uma produção escrita em forma de Carta Pedagógica. Fazendo uso de instrumentos e procedimentos didáticos que reinventam o legado de Paulo Freire - o Diários de Registros, as Rodas de Diálogo e as Cartas Pedagógicas - você será desafiado, ao longo do percurso, a compreender e a exercer uma “participação pesquisante”, valorizzando a própria prática como lugar de autoria e produção de conhecimento.
Além dos encontros semanais, haverá sugestões de material complementar sobre os temas abordados. As Cartas Pedagógicas serão produzidas processualmente e compartilhadas ao final do curso. De modo complementar, haverá orientação para posterior submissão à avaliação externa, com vistas à publicação em diferentes meios. A cada semana vocês participará de dois encontros, sendo um na modalidade de Roda de Diálogo virtual e outro na de Ateliê de produção escrita. Ao longo de três semanas você será convidado/a e orientado a fazer uso de um Diário de Registros, de modo a documentar a experiência e a reflexão em processo, com vistas a elaborar uma produção escrita em forma de Carta Pedagógica. Fazendo uso de instrumentos e procedimentos didáticos que reinventam o legado de Paulo Freire - o Diários de Registros, as Rodas de Diálogo e as Cartas Pedagógicas - você será desafiado, ao longo do percurso, a compreender e a exercer uma “participação pesquisante”, valorizzando a própria prática como lugar de autoria e produção de conhecimento.
Público Alvo
Professores/as de diferentes níveis, atuantes em várias áreas de ensino e pesquisa, bem como educadores que atuam em contextos não-escolares.
Veja quais serão as temáticas
Dia 02.06 - Aula 01 Experiências com cartas e as cartas na história da humanidade Ana Lúcia Souza de Freitas (Unipampa Jaguarão e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França) & Isabela Camini (Setor de educação do MST)
Dia 05.06 - Ateliê 01 Cinco apontamentos para esboçar a escrita de uma Carta Pedagógica Ana Lúcia Souza de Freitas (Unipampa Jaguarão e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França) & Luciene Rodrigues Silva (Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França)
Dia 09.06 - Aula 02 As Cartas Pedagógicas no legado de Paulo Freire Ana Lúcia Souza de Freitas (Unipampa Jaguarão e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França) & Ana Cristina da Silva Rodrigues – Unipampa Jaguarão e Bagé
Dia 12.06 - Ateliê 02 Reflexão temática e orientação para o desenvolvimento da escrita Ana Lúcia Souza de Freitas (Unipampa Jaguarão e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França)
Dia 16.06 - Aula 03 Experiências de reinvenção das Cartas Pedagógicas como instrumentos de (trans)formação Ana Lúcia Souza de Freitas & Bárbara Sicardi Nakayama – UFSCar Sorocaba
Dia 19.06 - Ateliê 03 Compartilhamento preliminar das produções e orientação para finalização das Cartas Pedagógicas Nina Rosa VentiAna Lúcia Souza de Freitas –ASSERS e Coletivo Leitoras de Paulo Freire na França
Datas dos encontros
2 e 5 de agosto 9 e 12 de agosto 16 e 19 de agosto
Horário dos encontros
16h00 - 18h00 (horário de Brasília)
Carga Horária: 30 h Curso Eletivo Didática de Línguas